O alicerce e os pilares da vida humana

Postado por em janeiro, 2018 em Blog | 0 comentários

O alicerce e os pilares da vida humana

A qualidade dos materiais usados na construção do alicerce de uma casa fará com que a construção não seja condenada no futuro.

A nossa vida se compara com a construção de uma casa.

  • Primeiro devemos planejar;
  • Segundo se preparar;
  • Terceiro iniciar a construção;
  • Quarto nos preocuparmos com seu acabamento.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” (Texto tirado do livro de Lucas; Capítulo 14 Versículos 28 à 30)

O alicerce é a parte mais importante de todo o processo de uma construção, deve-se primeiro escolher um bom terreno para prepararmos a construção iniciando com um bom alicerce, não basta apenas ter um ótimo projeto será preciso usar materiais de primeira qualidade em toda a obra, principalmente no alicerce.

É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. (Texto trado do livro de Lucas; Capítulo 6 Versículo 48)

O alicerce aguentará todo o peso da casa. Se tivermos um alicerce mau feito, utilizando materiais de segunda é certo que mais cedo ou mais tarde começará aparecer rachaduras.

Da mesma forma funciona com o ser humano. Deveríamos nos preocupar desde a tenra infância formar bem o alicerce para que no decorrer da construção não haja rachaduras.

Cada tijolinho usado no alicerce é de fundamental importância. Se usarmos tijolos de qualidade dúbia, com certeza teremos problemas com essa construção no futuro.

Imaginemos a infância de um garoto onde seus pais não se preocuparam em dar bons exemplos. Onde havia discussões familiares, agressividade, regadas com traições, drogas e bebidas. Diga-me: qual a qualidade do tijolo que será usado na construção do caráter desse garoto? Com certeza, mais cedo ou mais tarde, vai fazer a diferença. É bem possível que esse garoto ao se tornar adulto terá problemas parecidos ou piores que os seus pais tiveram.

Falamos até aqui sobre relacionamentos, mas isso pode acontecer em outras áreas, como por exemplo: nas finanças, no caráter, nas áreas espirituais, profissionais, etc.

Mas graças a Deus podemos trabalhar nesse alicerce no início ou mesmo nas obras que já estejam acabadas. Não importa em qual estágio você esteja. É possível mudá-lo sempre, podemos nos voltar ao alicerce e arrumá-lo e acertar tudo o que está errado.

Toda a estrutura deve ser baseada com os ensinamentos espirituais. Porém, sem deixar de lado a realidade de que vivemos em um mundo totalmente material. Acredito que é possível associar ambas dimensões de uma forma homogenia e funcional e prática em nosso dia a dia.

Mesmo com o máximo cuidado que possamos ter os acidentes de percurso acontecem.

Em qualquer planejamento por melhor que tenha sido feito, corremos sempre o risco de depararmos com os imprevistos em nossas vidas.

Se investimos em um Seguro Saúde, poderá até prevenir ou adiar algum problema, porém não nos deixará imune a doenças graves ou até mesmo um acidente inesperado.

O nosso investimento em Segurança, poderá até diminuir as possibilidades de sermos roubados, mas jamais estaremos livres de um assaltante mal intencionado.

Se investirmos na Educação de nossos filhos, aumentará a possibilidade de terem um futuro próspero, mas para que isso aconteça dependerá de como nossos filhos administrarão suas vidas. De certo que aprender a nadar, falar inglês, francês, aprender balé e jogar bem futebol é bom e muitas vezes se faz necessário, contudo, de nada servirá no futuro se o alicerce do seu filho estiver comprometido.

Se investirmos em um Fundo de Reserva, numa Poupança, é possível que imprevistos aconteçam e que tenhamos que usá-lo para apagar algum incêndio.

“Só há um investimento que você ao fazê-lo não correrá risco algum. O retorno é 100% garantido. Esse investimento é em aprender a viver com Deus.”

E os pilares são: A fé, a predisposição para agir e o autodomínio.

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Get an awesome sticky message bar!Download

Apenas um Email! Nenhum Spam! Fácil de Cancelar!

Seu Email estará bem guardado.

O potencial humano visto de outra perspectiva Life Coaching, Palestras e Neurolinguística l Doutor Fé O Doutor Fé é Especialista em Neurolinguística, Coach, Palestrante Motivacional, Auto Ajuda, Escritor, Empresário e Amante do Sucesso. life coaching, palestra, palestras, palestrante, auto ajuda, coach, pnl, programacao neurolinguistica, motivacional, motivacionais, doutor fé, doutor fe, coaching, coach, treinamentos, curso, motivação, liderança, líder, leadership, cursos de coaching, curso de coach, coaching organizacional, coaching pessoal, solucoes, tudo sobre coaching, formação de coaching, certificação, o que é coaching, sociedade brasileira de coaching, sbcoaching, serviços de coaching, inteligência emocional, executive coaching, coaching para executivos, master coaching, master coach, lider coaching, lider coach, alpha coaching, alpha coach, neuro coach, neuro coaching, Coaching pessoal, coach profissional, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional